Jogos de percurso com dados para crianças

Jogos de percurso com dados

Os jogos de tabuleiro estão presentes na civilização há milhares de anos, sendo uma das principais bases para seu desenvolvimento e com muito espaço na educação infantil. Contudo, no viés educativo, o jogo puro e autêntico também pode promover diversas outras aprendizagens, assim como a importância das regras e respeitar sua vez de jogar. Os jogos de percurso com dados são essenciais para, além dos aprendizados citados, também facilitar o entendimento de conceitos matemáticos. Sendo assim, se você deseja aprender um pouco mais sobre esse tipo de atividade e todos os seus benefícios, não deixe de ler esse post!

Entendendo os jogos de percurso

O jogo de cobras e escadas é um dos mais populares do mundo! Ele é um dos jogos de percurso com dados, que ao sortear um número você avança algumas casas. Isso não é à toa, visto que encanta todas as crianças que têm contato com ele. Seja pelos desafios que surgem durante o jogo, casas que ordenam que voltemos para trás ou que algumas casas sejam avançadas, e até mesmo aquelas que impedem o jogador de participar de uma rodada. 

Esse tipo de jogo é diferente do que os pequenos podem estar acostumados, promovendo diversos benefícios e aprendizados sem que isso fique explícito para ele. 

O que o pequeno desenvolve com os jogos de percurso?

Eles têm o poder de mexer com o potencial imaginativo e criativo do pequeno, visto que ele assume o papel do personagem que está representando por meio da peça, imaginando sua vitória e passando a ter os mesmos desejos que ela. Inclusive, algumas cartas no meio do percurso podem fazer com que os jogadores precisem executar alguns micos e desafios, desenvolvendo suas habilidades de exposição, linguagem, oralidade e postura corporal, assim como a criatividade e imaginação para passar para a próxima fase. 

O ato de jogar o dado e andar as casas correspondente ao número que caiu, é um dos primeiros jogos em que a criança mais se diverte, se desenvolvendo em diversos aspectos de maneira simples e prazerosa. O percurso mais simples, no qual os pequenos precisam avançar ou retroceder as casas, mostra o desafio de pronunciar a série numérica sorteada, além de contar e somar, avançando assim casa por casa, associando números à quantidades. Já quando os pequenos estão em níveis um pouco mais avançados, trilhas mais complexas fazem com que eles aprendam sobre as relações de ordem numérica, contagem, leitura dos números e operações matemáticas como soma e subtração. 

Os jogos de percurso com dados ainda auxiliam o pequeno a desenvolver a habilidade de solucionar os problemas com raciocínio lógico, além de ser possível ver o fim do jogo, fazendo com que ele planeje as ações que devem ser tomadas para chegar até o final. 

Jogos desse tipo são baseados na sorte, promovendo a emoção de ora estar na frente e ora estar atrás. Além disso, os jogadores se enfrentam cara a cara, sendo necessário trabalhar também as emoções e o autocontrole. Essa é uma ótima representação da vida adulta, visto que ele pode se encontrar em situações muito semelhantes ao longo de sua jornada e saber lidar melhor com elas, justamente por conta do que foi trabalhado no jogo. 

Os jogos ainda ensinam os pequenos a compreender as regras e formas de conduta de forma clara, fazendo com que elas entendam a importância de honestidade e respeito para o bom andamento do jogo. Inclusive, eles aprendem a lidar com frustrações e dominar até mesmo ansiedades que não sabia que existiam. Isso porque, como falado, nos jogos de percurso com dados, não é possível controlar quem ganha ou quem perde, então o pequeno irá começar a lidar com as frustrações do perder e também com as sensações do ganhar.

A oportunidade de pais e educadores trabalharem questões socioemocionais com os pequenos é gigante, mostrando que perder é uma forma de aprender como melhorar em outros pontos, assim como entender que às vezes as situações não são exatamente como eles gostariam. Além disso, é preciso também aprender a ganhar, para que além de não ficar acostumado somente com essa sensação, não pensar ser melhor que os outros jogadores. 

Por fim, mas não menos importante, os jogos ainda possuem regras que devem ser respeitadas para o bom andamento por completo. Sendo assim, é preciso que ele compreenda as exigências do jogo e também saiba respeitar a vez de cada um jogar. 

O ludo é um dos clássicos passado de geração a geração, portanto, os pais também já tiveram a oportunidade de jogar esse tipo de jogo quando crianças. Sendo assim, além de promover momentos em família divertidos, ainda é uma forma de ensinar os pequenos sobre diversos conceitos de forma prática, didática e o mais importante: divertida. É importante lembrar que existem jogos mais indicados para trabalhar cada idade e por isso, o ideal é encontrar aquele que mais se adeque ao seu pequeno. 

Quer receber mais conteúdos e promoções exclusivas?

Cadastre-se e receba promoções especiais.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

3 Comentários

  1. Gostaria de comprar jogos

    1. Olá Eliana,

      Você pode encontrar muitas opções de jogos em nosso site http://www.educamente.com.br

      Se precisar de ajuda é só pedir pelo Whatsapp

      🙂

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.