A importância do faz de conta

A importância do faz de conta

É fato que o faz de conta está presente na vida dos pequenos a quase todo o momento, seja brincando de estar no trabalho, cozinhando refeições incríveis com terra, de médico com bonecos, salvar o planeta em menos de um minuto, entre outros. Por mais que para os adultos, as vezes as imaginações não façam muito sentido, é fundamental estimular cada vez mais o faz de conta no dia a dia das crianças. Isso porque, além de ser extremamente divertido, ele ainda as ajuda a se conhecer melhor e também a compreender o mundo à sua volta. Quer entender melhor sobre a importância do faz de conta na vida dos pequenos? Então continue lendo esse post.

Diversos estudos já demonstraram que o faz de conta promove diversos benefícios para as crianças, como o desenvolvimento da linguagem, comunicação, empatia e entender que sua visão não é única. Veja agora os principais aprendizados proporcionados pelo faz de conta:

1. Linguagem e comunicação

No faz de conta, em grande parte dos casos, as crianças utilizam um objeto para representar outro. Ou seja, as brincadeiras são baseadas em símbolos, assim como a simbologia é a base para o desenvolvimento da linguagem. Afinal, as palavras nada mais são do que símbolos que representam pensamentos e ideias. Sendo assim, o faz de conta e a linguagem abrangem a mesma linha de aprendizado, representando as coisas de forma simbólica. 

Além disso, é preciso se comunicar de forma clara com os outros participantes, para que eles entendam realmente o que a criança está pensando, assim como ela precisa se esforçar para compreender os sinais recebidos. Essa comunicação também acontece no mundo real, e por meio do faz de conta é possível melhorar ainda mais seu nível de comunicação, negociação, cooperação e coordenação. Isso porque, somente dessa forma é possível manter a brincadeira por mais tempo. 

2. Solução de problemas

O faz de conta ainda é capaz de criar diversas situações em que os pequenos precisam resolver inúmeros problemas. Afinal, é comum quando duas crianças querem ser o mesmo personagem, quando é preciso encontrar os materiais adequados para criar sua casa de mentira, etc. Com isso, são exigidas as habilidades de solucionar os problemas e que futuramente serão necessárias em diferentes situações da vida real, como escolher o melhor emprego, faculdade, entre outros. 

3. Aprender sobre si

O faz de conta é uma das maneiras dos pequenos colocarem em prática o autoconhecimento, ou seja, descobrirem o que gostam de fazer, seus interesses e habilidades. Muitas vezes os bonecos se tornam suas próprias versões, sendo um meio para expressarem ideias e sentimentos. Inclusive, é por meio do faz de conta que a criança irá construir sua autoconfiança e autoestima, ao tornar-se tudo aquilo que sua imaginação permitir. 

4. Empatia

No faz de conta, os pequenos começam a interpretar diferentes papeis, se esforçando para entender as diferentes realidades e se colocando no lugar do outro. Essa pode ser uma oportunidade para você começar a ensinar sobre a importância da empatia. Isso porque, na primeira infância, é comum que os pequenos enxerguem o mundo de forma egocêntrica. Contudo, por meio das brincadeiras eles começam a desenvolver essa habilidade e compreender melhor essas questões. 

5. Enfrentar os medos

Com as brincadeiras de faz de conta, os pequenos começam a assimilar e compreender seus medos e problemas do cotidiano. Por exemplo, elas brincam de médico ao fingir que se machucaram, ou até mesmo podem inventar que um parente faleceu. Dessa forma, eles são capazes de explorar essas experiências que podem ser realmente assustadoras. Com o faz de conta, elas ficam mais preparadas para enfrentar essas situações na vida real também. 

Como incentivar o faz de conta?

Os brinquedos educativos são uma ótima maneira de estimular a imaginação e o faz de conta nos pequenos. Bonecos, bichos de pelúcia e fantoches podem ser muito bem utilizados para as crianças transformá-los em pessoas e animais do mundo real. Por meio deles elas serão capazes de expressar, explorar e criar suas próprias ideias e histórias. 

Além disso, tenha uma caixa de bugigangas, com roupas antigas, fantasias, chapéus e qualquer objeto que possa ser um incentivo para a imaginação. Dessa forma os pequenos podem encontrar diferentes maneiras de criar novas histórias e aventuras. 

Por fim, mas não menos importante, propicie um tempo para seu pequeno aproveitar o faz de conta. Isso porque, uma rotina cheia de compromissos e tarefas obrigatórias pode atrapalhar o desenvolvimento de outras áreas importantes. Por isso, incentive e deixe um tempo para o pequeno criar, imaginar e mergulhar em todas as suas aventuras. 

Portanto, seja uma comida de mentirinha, brincando de médico ou um super-herói, é de suma importância manter o faz de conta presente na vida das crianças. Como você viu, ele promove diversos benefícios para o desenvolvimento delas e quanto mais forem estimuladas, melhor será. 

Quer receber mais conteúdos e promoções exclusivas?

Cadastre-se e receba promoções especiais.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

1 Comentário

  1. Muito importante tanto para a criança como os adultos porque existe uma integração entre as pessoas e uma terapia para saúde mental e espiritual além de divertir as pessoas tornando as mais felizes.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.