Como aliviar a dor de dente nas crianças?
Se os adultos já sofrem com dor de dente, quando falamos de crianças essa pode ser uma situação ainda mais incômoda. Isso porque, dependendo da fase, elas não conseguem expressar exatamente o que estão sentindo. Como consequência, choram e ficam irritadas. Sendo assim, é importante saber como ajudá-las em diferentes fases da vida que possam ter esse problema. Inclusive, os próprios brinquedos educativos e criativos podem contribuir, pois ajudam a ensinar como se expressar, além de alguns tipos de jogos educativos falarem sobre o crescimento dos dentinhos.
Contudo, existem ainda outras soluções para aliviar a dor de dente nos pequenos. Então, se você quer saber mais sobre o assunto e o que fazer em cada situação, continue acompanhando o post de hoje até o fim.
Principais causas da dor de dente nas crianças
Nos bebês, a principal causa da dor de dente é o nascimento dos dentes. Por mais que seja um processo fisiológico, existem sinais e sintomas que podem levar a irritação, dor e e incômodo. Inclusive, nas fases de erupção dentária, os pequenos podem ter febre, chorar mais e sofrer com o mau humor. Além disso, outros sintomas são gengiva inchada e vermelha, falta de apetite, salivação excessiva e maior frequência de levar a mão e objetos à boca.
Outras causas muito comuns de dor no dente em crianças em geral são os chamados traumas dentários, que é quando o pequeno bate ou machuca o dente, as cáries e as inflamações na gengiva.
É importante ressaltar que os traumas podem ser bastante sérios e, por isso, os responsáveis devem observar se existe relação entre a dor e uma eventual queda. Inclusive, dependendo do caso, pode até mesmo ser necessário realizar o tratamento de canal.
A saúde das gengivas é algo muito importante, sendo que problemas como gengivite podem ser identificados durante a escovação, especialmente se sair sangue. Então, além de focar na saúde dental dos pequenos e utilizar fio dental, é importante conversar com um dentista para um diagnóstico mais adequado.
Por fim, as cáries são um problema comum em crianças. Para evitar, é necessário acompanhar a rotina de escovação do pequeno e fazer com que seja sempre regrada, evitar doces em excesso, usar sempre o fio dental e frequentar o dentista com regularidade adequada.
Como aliviar dor de dente nas crianças?
É importante deixar claro que o mais importante é marcar uma consulta com o dentista, ou odontopediatra, que é o profissional responsável pela saúde dental das crianças. Contudo, sabemos que nem sempre é possível encontrar um horário vago e, por isso, em casos de urgência, o especialista pode dar algumas dicas para aliviar um pouco a dor de dente em casa, como:
Realizar bochecho com água morna;
Compressa com gelo;
Manter a boa escovação;
Medicações analgésicas (indicadas pelo odontopediatra), somente em casos mais graves.
O que evitar para aliviar a dor de dente nas crianças?
Um dos pontos mais importantes é nunca negligenciar a reclamação do pequeno e achar que ele está fazendo manha. Sendo assim, ao primeiro sinal de queixa, procure entender melhor o que a criança está sentindo e entre em contato dom o odontopediatra. Isso porque, com o tempo a dor pode aumentar e o problema se tornar mais grave do que seria, se você tivesse dado a devida atenção.
Portanto, o dentista irá avaliar a criança, fazer um diagnóstico e oferecer todas as informações e soluções necessárias para solucionar o problema.
Além disso, devemos lembrar que consultas de prevenção são essenciais, pois é ali que os pais irão receber todas as orientações sobre escovação, conhecer melhor a boquinha do pequeno e poderão cuidar da maneira correta de sua saúde bucal, evitando, portanto, dores, incômodos e doenças.
Qual a relação de sorvetes e objetos gelados?
Alimentos gelados ajudam a aliviar a dor de dente, assim como reduzir a inflamação e inchado. Sendo assim, para os bebês na fase de erupção dentária, os mordedores gelados, frutas geladas ou congeladas e picolés caseiros podem ajudar bastante no alívio da dor. Isso acontece, pois o frio causa a vasoconstrição, ou seja, os vasos sanguíneos se estreitam, gerando, portanto, uma sensação anestésica.
Contudo, é importante lembrar que isso não substitui a consulta com o odontopediatra, mas sim que é uma solução temporária para aliviar a dor, até que chegue o horário e dia marcados.
Principais tratamentos indicados
O tratamento irá depender do diagnóstico do dentista, mas entre os mais comuns estão a restauração, limpeza ou tratamento de canal.
Portanto, como você viu, é possível aliviar a dor de dente dos pequenos de formas simples. Contudo, é primordial ficar atento à saúde bucal do pequeno e ao primeiro sinal de dor, marcar uma consulta com o odontopediatra. Somente assim você terá certeza do que o pequeno está passando e qual o melhor tratamento para cada situação. Portanto, nunca negligencie as reclamações da criança e realize consultas periódicas ao dentista.