Como ensinar os números brincando

Como ensinar os números brincando?

É claro que a própria escola irá ensinar matemática para os pequenos, contudo, isso não impede os pais de ajudarem os pequenos a desenvolver seu conhecimento na área, incentivando as crianças e estimulando-as em seu aprendizado. A boa notícia é que existem diversos brinquedos educativos e atividades que podem ser feitas para ajudar a aprenderem sobre os números ao mesmo tempo em que se divertem. Mas, sabemos que não são todos os pais e responsáveis que conhecem quais são eles. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 9 dicas de atividades para que as crianças aprendam sobre números enquanto brincam. Vamos lá?

Brincar com objetos

Brincar com objetos é algo tão simples e que muitas vezes não são devidamente valorizados. Portanto, deixar as crianças brincarem de encaixar, empilhar, colocar um item na frente do outro, deixar cair, etc, pode fazer com que ela naturalmente aprenda os primeiros princípios da matemática. Então, como o próprio nome sugere, o pequeno irá aprender matemática brincando e às vezes, sem nem perceber.

Tangran

O Tangran é um quebra-cabeça chinês, que possui 7 peças (dois triângulos grandes, dois pequenos, um médio, um quadrado e um paralelogramo). Sendo assim, você pode criar diferentes formas com os pequenos, ensinando sobre as formas geométricas, permitindo que eles façam diferentes figuras, como um peixe, coelho, galinha, etc. Inclusive, é possível pesquisar na internet alguns tutoriais para criarem outros desenhos juntos.

Jogos de baralho

Existem muitos jogos que envolvem baralho que podem ajudar as crianças no aprendizado da matemática. Uma das formas bem simples é fazer uma batalha de cartas. Cada jogador tira duas cartas do baralho coloca uma ao lado da outra. A ideia não é somar, mas sim juntar um número ao outro. Por exemplo, se você tira os números 2 e 6 e o pequeno 4 e 7, ele irá ganhar, pois tem 47 e você apenas 26.

Corrida de dados

A corrida de dados é outra brincadeira simples, mas muito eficiente para ajudar as crianças na hora de aprenderem sobre os números. Para isso, tenha uma ficha em mãos com números pares na parte de baixo. Jogue os dados e o número que cair deve ser duplicado (se caiu o número 6, o valor será 12). Ao descobrir o valor, basta pintar uma casa da coluna e quem completar a coluna primeiro ganha um pouco. O jogo acaba então quando o jogador conseguir completar todas as colunas primeiro.

Matemática dos dedinhos

Outro exemplo divertido para aprender sobre matemática brincando e que pode ser feito em qualquer lugar, no carro, na fila e até mesmo na espera da consulta com o médio. Você e o pequeno devem ficar com as mãos de frente e ir somando quantos dedos tem em cada uma.

Pirâmide de números

A pirâmide de números consiste em escrever em pequenos pedaços de papel alguns números, como 1 + 0, 4 + 2, 3 + 5, etc. Depois, monte uma pirâmide com todos os papeis e deixe que o pequeno comece a fazer as contas. Sempre que ele acertar, pode tirar o papel e a brincadeira termina quando ela “desmontar” a pirâmide.

Teia de aranha

A teria de aranha é uma brincadeira muito divertida. Você deve montar uma teia de aranha com a ajuda de um barbante e pendurar cartas de baralho em alguns pontos, como se fosse um varal com a ajuda de prendedores. A criança deve passar pela teia pegando cartas que somem o valor estipulado, que pode ser 10, 8 ou qualquer outro.

Jogos com distância e pontuação

Nessa atividade você vai trabalhar o aprendizado relacionado à distância e soma das pontuações, sendo que uma forma bem simples é com a corrida de aviões. Monte no chão uma linha, com a ajuda de uma fita colorida ou fita crepe, que será a pista de voo, marcando também os números da pontuação. Depois, monte dobraduras de aviões e peça para que as crianças lancem pela pista. Onde cair você deve checar a pontuação e anotar. Ganha quem fizer mais pontos.

Jeitos diferentes de contar

Por fim, você também pode ensinar os pequenos a contar das mais diferentes formas, usando objetos diversos, peças de lego, com desenhos, dados, etc. Dessa forma, você consegue ensinar para o pequeno o que está por trás do raciocínio para chegar no resultado final. Isso porque, é comum que cada pessoa ensine do seu próprio jeito, mas com essa brincadeira, você ajuda a criança a entender a lógica e não o método.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que será mais fácil incentivar as crianças com a matemática e os números. Mas, lembre-se que isso não deve ser uma obrigação ou algo chato, principalmente pelo fato de que elas já aprendem na escola. Portanto, em casa você pode estimulá-las de formas diferentes, garantindo não apenas o aprendizado, mas também criando momentos divertidos.

Quer receber mais conteúdos e promoções exclusivas?

Cadastre-se e receba promoções especiais.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.