por que

Por que? o que é essa fase e como lidar

A fase dos porquês é uma etapa natural da vida das crianças e que os pais, mais cedo ou mais tarde vão precisar aprender a lidar com isso. Afinal, é aqui que estão descobrindo o mundo que as cercam e já possuem vocabulário suficiente para externalizar toda a curiosidade. Seja com brinquedos educativos, alimentação, situações do cotidiano… os pequenos perguntam sobre tudo. Mas, ainda que seja uma fase muito comum, boa parte dos pais e responsáveis não sabem ou entendem o que ela é. Então, pensando nisso, elaboramos o post de hoje para explicar de uma vez por todas.

Por que e quando acontece essa fase?

Essa fase é totalmente natural e costuma acontecer por volta dos três anos de idade. Obviamente, a curiosidade não aparece de um dia para o outro, mas sim construída ao longo dos anos e se manifesta de maneira clara quando começam a falar e querem compreender o mundo em que estão.

Chamada também de período pré-operatório por Jean Piaget, essa é basicamente a fase em que os pequenos mais percebem estímulos e recebem informações do que conseguem compreender e absorver. Portanto, essa é a forma mais natural de buscar conhecimento, principalmente com quem passam mais tempo e se sentem seguras, como pais, tios, avós, etc. Então, ao indagar tudo a todo instante, elas estão apenas tentando entender quem são elas, os outros, as regras e como tudo funciona. Nesse sentido, podemos dizer que essa é uma fase para a construção de sua identidade.

Quais são os tipos de porquês

Nem todo o porquê é igual, assim como o choro, sendo que as perguntas feitas têm suas peculiaridades. Ainda que não exista um estudo científico, muitas mães afirmam que existem três tipos diferentes e cada um deles exige uma resposta dos pais. Inclusive, os porquês das crianças não têm, necessariamente, o mesmo significado que têm para os adultos. Confira abaixo quais são eles:

Atenção

Crianças sabem como chamar a atenção dos adultos e nessa faze costumam fazer isso com perguntas infinitas. Esse tipo é fácil de detectar, pois logo após a resposta, vem outra pergunta, transformando, geralmente, a própria resposta dos pais em outro questionamento. Portanto, ela quer apenas interagir e ter um pouco de atenção.

Desafio

Esse é o porquê da desobediência, quando o pequeno questiona coisas que não deveriam ser questionadas, de acordo com os pais, como “por que tenho que dormir agora?”. Uma saída é ir direto ao ponto e a segunda é devolver os porquês para que ele tente explicar. Dessa forma, a criança começa a entender que nem tudo acontece da forma que deseja.

Dúvida

Por fim, esse tipo é quando o pequeno realmente quer entender alguma coisa, não buscando uma resposta objetiva e cientificamente acurada, mas sim mostrando que esse assunto a interessa e que gostaria de falar mais sobre ele. Por isso, ao serem indagados, pais e responsáveis precisam ser pacientes e evitar respostas complexas, incentivando-os a questionar as coisas ao redor.

Por que você deve incentivar a criança nessa fase?

É essencial que nessa fase os pais tenham muita paciência e evitem deixar o pequeno sem resposta, independente do tipo de porquê que foi feito. Afinal, perguntar é um processo natural e que contribui para o desenvolvimento das crianças. Portanto, se forem repreendidas por perguntarem demais ou deixadas sem resposta, isso, na verdade, será uma barreira à curiosidade, podendo fazer com que se sintam inseguras e desvalorizadas. Além de afetar o psicológico, isso também prejudicará o processo de aprendizagem.

Benefícios da fase dos porquês para os pequenos

Como você já deve ter entendido, essa fase é muito importante para as crianças e merece a devida atenção, sendo fundamental que pais e responsáveis estimulem a curiosidade e sede de conhecimento nos pequenos. Afinal, como falamos, ela irá contribuir para o desenvolvimento cognitivo do pequeno, além de ajudarem na autoestima e confiança. Portanto, lembre-se de ter paciência e criatividade, ajudando os pequenos a se desenvolverem da melhor forma.

Dicas

É muito importante ter paciência nessa fase, mesmo que o pequeno não pare de perguntar;
Não deixe a criança sem resposta, mas ofereça informações de acordo com a idade dela. Contudo, se não souber, diga a verdade e se ofereça para pesquisarem juntos;
Respeite o interesse do pequeno e incentive as dúvidas. Mostre que não é errado não saber e que ele também pode falar se não entendeu;
Faça questionamentos para o pequeno também, como quando ele não quer fazer algo, como guardar os brinquedos, por exemplo. Dessa forma, a criança irá entender a importância de saber argumentar.

Então, agora que você sabe mais sobre a fase dos porquês, já entende que essa é uma etapa muito importante para o desenvolvimento das crianças. Portanto, além de ter paciência, é primordial que você incentive o pequeno, oferecendo estímulos e ensinando-o a ir atrás do que deseja.

Quer receber mais conteúdos e promoções exclusivas?

Cadastre-se e receba promoções especiais.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.