Como trabalhar a chegada do irmão mais novo?
A chegada de um novo bebê na família traz muita felicidade e diversas emoções. No entanto, para o filho mais velho isso pode ser um pouco complicado, sendo comum sentimentos como insegurança, ciúmes e sensação de abandono. Afinal, não é fácil dividir, de surpresa, a atenção, cuidados e brinquedos educativos que antes eram apenas seus. Justamente por isso, é fundamental conversar e trabalhar essas questões com a criança, garantindo uma convivência saudável entre todos, além da segurança emocional do primogênito.
No entanto, sabemos que essa não é uma fase tão simples e, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar sobre como trabalhar a chegada do irmão mais novo.
Como contar?
Antes de mais nada, o ideal é que isso seja trabalhado desde o começo da gravidez, pois assim o pequeno terá mais tempo para entender e assimilar a novidade. Além disso, ele ainda pode participar de todo o processo, o que aumenta o vínculo entre os irmãos e ajuda nos sentimentos. Inclusive, se ele participar de momentos importantes, como a escolha do nome, organização do quarto, ou exame de ultrassom, será ainda melhor.
Uma boa dica é optar por dar a notícia na hora da refeição, pois esse costuma ser um momento em que o pequeno se sente cuidado pelos pais, em um ambiente seguro. Além disso, utilizar brinquedos educativos e contação de histórias também é uma boa alternativa.
Leve o pequeno à maternidade
Depois do parto, é importante que alguém leve a criança na maternidade para conhecer o novo bebê e ver que a mãe está bem. Além disso, dar um presente ao pequeno, como se fosse oferecido pelo novo irmãozinho também ajuda a quebrar sua resistência e vê-lo como um membro da família e não um intruso.
Tenha atenção com o mais velho durante as visitas ao bebê
Durante as visitas ao recém nascido, observe se a criança fica triste ou encolhida em um canto. Além disso, ela também pode ter mau comportamento para chamar a atenção dos pais. Portanto, procure acolher o pequeno e pedir ao pai para ajudar nesse processo, pois assim a mãe pode descansar e dar maior atenção ao recém-nascido. Elogiar como a criança tem ajudado a cuidar do irmãozinho é uma boa opção para que ela não se sinta deixada de lado.
Converse sobre seu lugar na família
Até mesmo as crianças que pediram por um irmãozinho podem se sentir ameaçadas com sua chegada. Sendo assim, é importante ensiná-las o que realmente é ser o irmão mais velho, deixando claro que não perdeu o lugar na família, mas sim que ganhou um grande amigo. Além disso, explique que o bebê vai aprender a brincar e que todos vão precisar de ajuda para cuidar dele.
Evite mudanças bruscas na rotina do mais velho
Outro ponto de atenção é não fazer grandes mudanças na rotina do filho mais velho para que ele não associe isso à perda de espaço e atenção para o irmão. Alguns exemplos são a retirada das fraldas, mamadeira e chupeta, transferência do berço para a cama, mudança de escola, etc. Dessa forma, você passa segurança de que a criança continua sendo amada e que não será substituída pelo irmão mais novo.
Separe um tempo exclusivo para o pequeno
Sabemos que a rotina dos primeiros dias com o bebê em casa é exaustiva, mas ainda assim é importante separar um tempinho para dar atenção exclusiva ao filho mais velho. Aqui, o ideal é contar com a ajuda do pai, tios ou avós para levá-lo passear. Afinal, ele irá sentir que recebe o mesmo carinho de antes. Além disso, a mãe também deve ter um tempo para se dedicar ao mais velho, pois assim ele irá entender que o amor não diminuiu ou mudou.
Seja firme
É importante acolher a criança para que retome a confiança e aceite o irmão como um companheiro. Contudo, é preciso deixar muito claro que nenhuma agressão ou algo do tipo será tolerada, sendo doce, mas sem deixar a firmeza de lado. Você deve explicar o porquê está sendo censurada, mostrando que foi sua atitude que levou a isso e não que ela foi rejeitada.
Mostre compreensão
Por fim, como falamos, mostre ao pequeno que você o entende e respeita o que ele está sentindo. É exatamente isso que ele precisa nesse momento de insegurança e, ao conversar e mostrar paciência, você garante que ele se adapte de forma mais rápida, além de criar carinho pelo novo membro da família.
Então, se você chegou até aqui, provavelmente já sabe como preparar o pequeno para a chegada do irmão mais novo na família. É fundamental ter paciência e entender o sentimento da criança, pois assim o diálogo se torna mais fácil e simples. Lembre-se que ter ciúmes é normal e cabe aos pais orientarem o pequeno nesse turbilhão de sentimentos.