Conheça 12 brincadeiras divertidas que podem potencializar o desenvolvimento do seu filho
Segundo a ONU, brincar é um direito universal da criança. As brincadeiras são uma forma da criança desenvolver habilidades básicas em relação à capacidade motora, cognitiva, social e emocional. Basicamente, é essencial para o desenvolvimento infantil.
E apesar de o ensino ser relacionado à presença da criança nas escolas e creches, os pais podem fazer parte desse desenvolvimento infantil. Promover a brincadeira, dar afeto, interagir e se comunicar são elementos essenciais que os pais podem pôr em prática.
Mas afinal, como você pode desenvolver as habilidades do seu filho? Prossiga com a leitura e conheça 12 brincadeiras divertidas para o desenvolvimento da criança!
12 brincadeiras infantis para potencializar o desenvolvimento infantil do seu filho
“Educar uma criança se trata de uma tarefa conjunta entre escola e casa, de forma a desenvolver todas as capacidades dela.”
Uma brincadeira deve ser divertida, agradável, engajadora, espontânea e sem metas definidas. Além disso, deve ser adequada para a faixa etária do seu filho. Todas as brincadeiras aqui englobam os primeiros anos de vida da sua criança.
Conheça agora todas elas!
1. Descoberta do tesouro
Para uma criança entre 0 e 18 meses, todo objeto é um tesouro. Por isso, você pode colocar utensílios do dia a dia do seu filho numa caixa com tampa. Depois, dê para ela abrir e tocar em cada um dos objetos.
2. Hora do martelinho
Aproveite das cascas de ovo antes de jogá-las no lixo. Nessa brincadeira, dê para o seu filho uma colher ou martelinho de brincadeira para quebrar elas. Se possível, coloque água misturada com tinta guache dentro, de forma que surja um desenho após quebrá-la.
3. Prendedores coloridos
De forma a desenvolver a coordenação motora fina, você pode treinar o movimento de pinça do seu filho através do abrir e fechar de pregadores. Numa bacia, coloque os pregadores e ensine o seu filho a fixar e desafixar todos eles na borda.
4. Sumiu?
Já essa brincadeira não requer nada além de sua mão. Em cada um dos seus dedos, desenhe um rostinho infantil e brinque de esconder eles e fazê-los aparecer depois. Isso ensina à criança a ação de mostrar e esconder – e de impedir que o dedo suma.
5. Eu vou, eu vou
Você pode também estimular sua criança nos primeiros passos dela. Para isso, coloque as cadeiras da casa em linha, mas com um espaço entre elas. Em cada uma, coloque um objeto favorito do seu filho e faça ele ir em busca deles.
6. Desenhos para colorir
Já um pouquinho mais velho, seu filho pode ter a expressão e criatividade estimuladas através de desenhos para colorir. Por meio de inúmeros desenhos, você consegue estimular não só a criatividade e expressão, mas também a autoestima.
7. Qual é a cor?
Falando de colorir, entre os 17 meses a 3 anos, você pode ajudar seu filho a descobrir as cores e seus tons. No chão da sala, coloque cinco ou mais cartolinas coloridas e pergunte a ele qual é cada cor.
Também faça ele encontrar objetos pela casa que sejam do mesmo tom de cor e colocá-los em cima da cartolina correspondente. Se o seu filho for mais velho, pode usar de uma contagem regressiva nessa atividade.
8. Música no copo
Uma brincadeira ótima para entre 4 a 5 anos é enfileirar 6 copos, preenchê-los com diferentes quantidades de água e usar corantes para variá-los. Após esse processo, dê uma colher de madeira para servir de baqueta para seu filho!
9. Pescaria caseira
Nessa faixa etária, já é possível fazer uma “pescaria” em casa. Numa bacia com água, coloque cubos de gelo e explique para sua criança que é necessário pescá-los com uma colher em um intervalo de tempo. Se ela demorar, os cubos derretem.
10. Sem deixar a bexiga cair
Dentro de um cobertor de cama, coloque diferentes bexigas. Os membros da família se tornam responsáveis por cada ponta do pano e não podem deixar as bexigas caírem ao jogá-las para cima.
11. Recordação
Uma brincadeira mais simples é simplesmente montar um álbum virtual de fotos e passar elas na televisão ou computador. Ao contar a história de cada foto, estimula a memória do seu filho.
12. Teatro de fantoches
Por fim, que tal você e seu filho montarem seus próprios fantoches e criar um teatro de fantoches em casa? Isso é uma ótima brincadeira para estimular a imaginação, gesticulação e a fala.
Para o teatro, pode contar histórias infantis populares, como:
- Os três porquinhos;
- O patinho feio;
- João e Maria;
- Pinóquio.
Conclusão
Atividades lúdicas são brincadeiras essenciais para o desenvolvimento da criança, estimulando sua imaginação, comunicação, autoestima e coordenação. Elas devem ser parte da primeira infância do seu filho, seja na escola ou em casa. Você poderá usar brinquedos educativos para auxiliar seu filho(a) em todo este processo.
Para um ótimo desenvolvimento infantil, as brincadeiras devem ser divertidas, espontâneas, imaginativas, engajadoras, agradáveis e sem metas. Só assim para sua criança se divertir enquanto aprende!