Atrasos na fala da criança

Atrasos na fala da criança

Como saber se o pequeno tem atraso de fala?

Sabemos que cada ser humano é único e assim como outras áreas de nossa vida, o desenvolvimento da linguagem também varia muito de uma criança para outra. No entanto, é importante estar atento e conhecer quais são os sinais de que o pequeno pode não ter as mesmas habilidades que a maioria desenvolve na mesma fase, tendo assim algum nível de atraso de fala. Existem diversas maneiras de ajudar no estímulo, com brincadeiras, brinquedos educativos, atividades sensoriais, entre outros. Por isso, no post de hoje vamos falar mais sobre o assunto para que você possa identificar um possível atraso de fala. 

Qual a diferença entre atraso de fala e atraso de linguagem?

Se o pequeno não fala tanto quanto a maioria das crianças da mesma idade, ele pode estar com atraso de fala ou de linguagem. Mas, por mais que ambos estejam relacionados à capacidade comunicativa, esses fenômenos são diferentes.

Como o próprio nome sugere, o atraso de fala é quando ele não apresenta o desenvolvimento da fala de maneira satisfatória ou esperada para determinada idade. Uma criança que tenha atraso de fala pode usar palavras e frases para expressar suas ideias, mas será difícil de entender com clareza o que de fato está dizendo.

Por outro lado, o atraso na linguagem está relacionado à capacidade da criança de dar e obter informações de maneira significativa. Ou seja, quando a criança possui algum atraso nessa área, ela até pode pronunciar corretamente as palavras, mas terá dificuldade em se expressar ou entender os outros.

O que pode influenciar no atraso da fala ou linguagem?

As causas de atraso na fala são variadas, como dificuldade sensorial, ou seja, uma falha na audição, alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala. Ou seja, a criança sabe o que quer comunicar, mas o cérebro falha em planejar e programar a sequência de movimentos para produzir os sonhos da fala. Além disso, a falta de estímulos, como quando a criança passa pouco tempo conversando com adultos, convive em um ambiente familiar bilíngue e se possui mutismo eletivo (transtorno psicológico no qual a criança se recusa a falar) também podem causar o atraso de fala.

Como saber se o pequeno tem atraso de fala?

Como já falamos, cada criança se desenvolve e aprende no seu próprio tempo. Mas, ainda assim é importante ficar atento aos sinais que demonstram o desenvolvimento normal da fala em cada etapa de seu crescimento.

De 0 a 3 meses

Ainda que seja muito novinho, o bebê já é capaz de se expressar, seja por sons ou gestos. Ele começa emitir sons vocálicos e guturais para se expressar, além de outras expressões faciais e também a agitação de braços para chamar sua atenção.

De 4 a 7 meses

A partir dos 4 meses, o pequeno começa a ficar mais atento a sons e vozes. Além disso, ele também irá se interessar pela própria voz, brincando com o balbuciar. Sendo assim, aqui ele começa a responder mais aos sons que ouve e tenta imitá-los e é por isso que quando brincamos com eles nessa fase, começam a reproduzir palavras que falamos.

De 8 a 12 meses

Nesse momento, a criança já entende grande parte do que falamos, além de balbuciar enquanto você conversa com ele. É aqui que ela começa a pedir ajuda por meio de balbucias e gestos. Além disso, os pequenos começarão a apontar objetos, coisas que gostam e também tentarão imitar o que você fala.

Também é nessa época que “papá” e “mamá” surgem e isso quer dizer que provavelmente a criança chamará os pais dessa maneira. Por estar se preparando para falar, irá experimentar as variações de tons e intensidade da voz, fazendo testes para chamar sua atenção.

De 12 a 15 meses

Aqui, os pequenos já balbuciam mais alguns sons e até mesmo imitam palavras que ouvem e compreendem instruções simples, como “passe para mim o brinquedo”.

De 18 a 24 meses

Com 1 ano e meio o bebê já começa a aumentar seu vocabulário e consequentemente se torna capaz de falar frases com mais de uma palavra, além de aprender a falar e apontar partes do corpo.

De 2 a 3 anos

Depois dos 2 anos, a criança já consegue reconhecer e apontar objetos em livros, começando a utilizar plurais simples e combina substantivos e verbos. A partir dos 3 anos, o desenvolvimento se torna ainda mais visível e a criança sabe contar pequenas histórias, catar músicas e falar seu nome e sobrenome.

Então, agora que você sabe o que é esperado em cada fase do desenvolvimento das crianças, é capaz de perceber alguns sinais que mostrem que seu pequeno tem ou não atraso de fala. No entanto, é importante consultar um profissional da área para ter um diagnóstico e tratamento completo.

Quer receber mais conteúdos e promoções exclusivas?

Cadastre-se e receba promoções especiais.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.