Como educar as crianças e criar uma rotina na hora de dormir
Criar filhos e educá-los está no topo da lista dos maiores desafios enfrentados pela humanidade. Ser inteiramente responsável por um ser humano que irá crescer, se desenvolver e atuar na sociedade de forma influenciável, positiva ou negativamente é um assunto que deixa muitas pessoas de cabelo em pé. Enfim, a educação é um caminho tão importante quanto a sobrevivência dos filhos, por isso é tão desafiador. Surgem muitas fases de novas descobertas, novas habilidades, mas quando o assunto é dormir, os pais acabam passando por situações embaraçosas e estressantes. A grande questão é: como educar as crianças e criar uma rotina na hora de dormir? Neste artigo te daremos alguns conselhos que podem ser úteis para o dia acabar de forma tranquila e harmoniosa em sua casa.
As crianças e a luta contra o sono
Você já deve ter ouvido alguma mãe ou pai dizendo que o filho luta contra o sono, certo? Essa é uma das maiores dificuldades em como educar as crianças e criar uma rotina na hora de dormir. Isso realmente acontece, mas não da forma que imaginamos. A cabeça das crianças funciona de um jeito bastante diferente da nossa, e esse é um ponto importante para tentar lidar com elas de forma mais empática. Com o senso de tempo e horários ainda não bem definido em seu cérebro, a criança, em determinada fase de seu desenvolvimento, por volta dos 2 a 3 anos, pensa que, ao dormir, ela não irá acordar mais, ou que seus pais desapareceram enquanto elas dormem, por isso o medo real de pegar no sono, afinal elas não querem que isso aconteça. Precisamos de muita paciência e cuidado para ajudá-las a entender que o dia acaba, mas outro logo irá se iniciar, e as coisas vão permanecer como são.
Terror noturno
Outro fantasma que assombra a mente das nossas crianças, é o terror noturno, um fenômeno onde a criança acorda num período da noite com um choro inconsolável, sem motivo aparente, e depois de alguns minutos volta a dormir. Se isso acontecer com seu filho, não se assuste, tente acordá-lo e explique que foi só um susto e ajude-o a voltar a dormir. Caso isso esteja acontecendo com frequência, converse com o pediatra de sua confiança e busque ajuda dos profissionais da saúde.
Pesadelos assustadores
As crianças, assim como nós adultos, têm pesadelos algumas vezes. A diferença é que elas não conseguem assimilar o que é real do que é fantasia, ou ficção. Ajude seu filho a lidar com os pesadelos de forma bem humorada, por exemplo: se seu filho acordar e disser que acabou de sonhar com cobra, invente uma história onde a cobra pareça boba e não ofereça riscos, onde ela seja muito pequena e seu filho seja assustador para ela. Assim, ele se sentirá confiante quanto a seus medos, e ao acordar de um pesadelo semelhante, saberá lidar com seus sentimentos em relação a isso.
Cama compartilhada: o sofrimento na hora de acabar
Muitas famílias optam por fazer cama compartilhada até determinada idade de seus filhos, por oferecer mais segurança e até comodidade para os pais. Mas na hora de colocar o filho para dormir sozinho, muitos pais enfrentam a maior dificuldade. As crianças se sentem protegidas na presença de uma pessoa de confiança, e acabam dependendo da presença de alguém para dormir. Tente criar uma dinâmica que não cause tanto sofrimento ao seu filho, e faça a transição de forma gradativa, criando hábitos que transmitam segurança ao seu filho ao iniciar o processo de dormir sozinho.
Como educar as crianças e criar uma rotina na hora de dormir: crie rituais diários
Sabemos que ter uma rotina engessada, seguindo sempre os mesmos horários é algo quase impossível – mas se funciona para você, não pare. O mais importante, além de ter horários fixos para realizar cada atividade em sua casa, é que haja um ritual, ou seja, uma ordem na qual as coisas são feitas, diariamente. Os rituais dão à criança um senso de pertencimento, e isso auxilia muito nos momentos mais desafiadores, como ir dormir.
Luz baixa e pouco ruído
Quando estiver se aproximando a hora de dormir, reduza as luzes na casa, deixe o mínimo de lâmpadas acesas, desligue a televisão, os aparelhos eletrônicos, se for interessante para vocês, ligue uma música relaxante e vão fazendo as últimas tarefas do dia com esse ambiente. A pouca luz e o silêncio – ou uma música calma – vão dando sinais ao corpo da criança de que a hora de dormir está se aproximando, e ela vai se acalmando e entendendo. E quando for a hora de ir para a cama de fato, ela não será pega de surpresa, ou não terá que interromper algo legal e agitado que esteja fazendo antes.
Faça as coisas sempre na mesma ordem
Criar hábitos rotineiros nem sempre é simples, mas não desista. Faça todos os dias até que se torne algo automático e simples para vocês. Uma dica valiosa de como educar crianças e criar uma rotina na hora de dormir é: faça as coisas sempre na mesma ordem. Por exemplo: sirva o jantar, leve seu filho para tomar um banho relaxante, escove os dentes, leia uma história e se deite com ele até que ele pegue no sono. Faça isso todos os dias, religiosamente. Dessa forma a hora de dormir se tornará prazerosa e seu filho ficará até ansioso por esse momento.
Encha o tanque do seu filho de amor
Aproveite a hora de dormir para se conectar profundamente com seu filho. Sem distrações, deixe o celular de lado, abrace-o, beije-o e diga palavras amorosas a seu filho. Fale para ele como você ama ser mãe/pai de uma criança tão especial e permita que ele expresse esse carinho também, ou conte como foi o dia, etc. Esteja cem por cento presente na hora de colocar seu filho para dormir. Com o tanque emocional abastecido, seu filho terá uma noite de sono muito melhor.
Espero que nossas dicas de como educar as crianças e criar uma rotina na hora de dormir tenham sido úteis e valiosas. Compartilhe com seus amigos que têm dificuldade na hora de colocar os filhos para dormir e coloque nossos conselhos em prática. Todos serão beneficiados com isso.
Educamente. Sua loja online de Brinquedos Educativos!