Como organizar uma rotina para as crianças
Muito é falado sobre a importância da rotina da vida dos pequenos e como ela pode ser organizada de acordo com as atividades do dia a dia. Contudo, antes mesmo de falarmos sobre rotina, é preciso compreender que primeiro a criança precisa entender sobre o tempo e como ele é dividido. Isso porque, para que ela possa realizar as atividades impostas pelos pais e tenha uma rotina organizada por conta própria, ela precisa entender como é possível fazer isso. Sendo assim, sua percepção sobre o tempo deve ser desenvolvida para que a gestão dele seja feita da melhor forma possível. Quer entender um pouco melhor como você pode ajudar seu pequeno nesse aspecto? Então continue lendo esse post!
Entendendo melhor o tempo
Para que os pequenos possam criar uma rotina, como falado, é preciso que eles entendam sobre o tempo e suas divisões.
Comece explicando aos poucos, como se fosse um funil. Explique que a idade é composta por anos, que o ano é constituído por meses, que os meses são compostos por semanas, que a semanas possui 7 dias e que os dias têm 24 horas.
Sendo assim, para começar, converse com os pequenos sobre a idade deles e de seus familiares para que ela entenda e veja na prática como isso acontece. Mostre quantos probleminhas matemáticos podem acontecer neste momento com as aplicações do dia a dia.
Para explicar que o ano é composto por meses, relacione as festividades que acontecem em cada mês, como o aniversário dos familiares, datas comemorativas, feriados nacionais, etc.
Já para as semanas é possível planejar o que será feito nos passeios dos finais de semana, como visitar a avó, almoçar em outros lugares, entre outras atividades semanais. Como semana tem 7 dias é preciso criar um planejamento das atividades que a criança faz, como inglês, atividades físicas e dias que terá prova.
Por fim, um dia é composto por 24 horas, mas como ela pode organizar seu tempo? Ao explicar como ele é dividido, é possível que ela consiga gerenciar seu tempo para realizar atividades que deseja e precisa fazer, como estudar, brincar, ler, arrumar a cama, realizar a higiene pessoal, ter horas de sono necessárias, tempo em família, realizar atividades extracurriculares, interagir com os amigos, etc.
Como organizar o tempo dos pequenos?
Além de explicar como o tempo funciona é preciso mostrar na prática, afinal sabemos que isso é de extrema importância para que possam visualizar o conhecimento adquirido e finalmente praticar e aprender o que foi ensinado. Possibilitar que eles mesmos criem sua rotina por meio da gestão do tempo é essencial e existem alguns materiais que podem ajudar nesse caminho. Veja alguns deles abaixo e como podem ser utilizados no dia a dia de seus pequenos.
Planners
Os planners mensais possuem os dias da semana e campos para anotações, podendo ser incluído na escrivaninha de seu pequeno para que vocês anotem em cada dia da semana as atividades, como inglês, esporte que pratica, aulas extras, o que irá fazer no fim de semana, etc.
Brinquedos com horas
Já os brinquedos com horas são perfeitos para os pequenos aprenderem as horas ao mesmo tempo que organizam o seu dia junto com os pais. Por exemplo, às oito horas é o momento em que ele irá acordar e até às 09:00 já terá tomado o café da manhã, ao meio dia ele irá almoçar e assim por diante.
Calendário
Já o calendário é uma forma lúdica de explicar os dias do mês, semana, nome do mês, etc. Inclusive, ainda é possível marcar como ele está se sentindo naquele momento, como está o clima, qual é a estação do ano naquele momento, entre outros.
Jogo do Gildo
Incrível para que toda a família possa participar, o Jogo do Gildo é um percurso, no qual Gildo e seus amigos percorrem por todos os meses do ano e por dias malucos. Então, assim como ensina a percepção de tempo, ele também promove todos os benefícios de um jogo de percurso.
Timeline
Já o timeline, indicado para crianças a partir de 8 anos, é um jogo rápido, inteligente e divertido que mostra as datas de grandes acontecimentos que ocorreram em todo o mundo. Assim, além de desenvolver melhor a percepção sobre tempo, o pequeno ainda aprende mais sobre história.
Importância da gestão do tempo
Organizar o tempo da criança de acordo com suas necessidades fisiológicas e psicológicas de forma que se repita diariamente, nada mais é do que a criação da rotina. Ela deve ser construída a partir de todas as atividades da criança para que ela desenvolva competências como iniciativa, segurança, confiança, organização, etc.
Portanto, não basta apenas explicar sobre a importância da rotina, mas também como ela é formada a partir do tempo e suas divisões. Assim, é possível que os pequenos se organizem melhor e levem para toda a vida esses pequenos ensinamentos.