Blog EducaMente

Como aproveitar o calor com bebês

Como aproveitar o calor com bebês

Como aproveitar o calor com bebês

Por mais que não pareça, os bebês sofrem muito com o calor, principalmente por não terem o sistema termorregulador bem desenvolvido, o que dificulta o controle da temperatura corporal de forma significativa. Nesse sentido, é importante tomar alguns cuidados, além de aproveitar para brincar com os bebês durante esse período. Afinal, além de aproveitarem os brinquedos educativos, eles também se refrescam, se desenvolvem e podem passar mais momentos com a família.

Contudo, justamente por serem menores, sabemos que não é tão simples pensar em brincadeiras para eles. Então, pensando em te ajudar preparamos o post de hoje com dicar de como aproveitar o calor com os bebês

Piquenique

O primeiro ponto para fazer um piquenique divertido com os bebês é escolher um horário fresquinho, antes das 10 da manhã e depois das 4 horas da tarde. Separe em uma cesta alguns brinquedos educativos, além de frutas que ele já possa ingerir e muita água. Além disso, leve também uma toalha grande para estender no jardim ou no parque de sua cidade e deixe que o pequeno aproveite o momento da maneira que desejar. Vista-o com roupas bem leves e, dependendo do caso, permita que ele fique somente com a fralda.

Temos certeza que esse momento ao ar livre, contato com a natureza e frutas fresquinhas vão ajudá-lo a ficar mais confortável e sentir menos calor.

Banheira no quintal

Se você não tem piscina em casa ou até mesmo a piscina infantil, uma boa pedida para improvisar e ajudar a criança a aproveitar o calor é levar a banheira que ele toma banho para o quintal. Aproveite para levar os brinquedos que ele costuma brincar no banho e que sejam à prova d’água. Encha a banheira e deixe que ele fique se divertindo com seus bonecos. Além disso, você também pode colocar um guarda-sol para protegê-lo dos raios solares ou deixá-lo em uma sombrinha.

Banho de mangueira

Se o seu bebê já for um pouquinho maior, com certeza ele vai gostar do banho de mangueira, uma brincadeira clássica para as crianças e muito divertida. Aqui, você também pode aproveitar para se molhar. Para isso, pegue o bebê no colo e aperte a mangueira para cima, fazendo com que a água seja jorrada de forma leve e caia como chuva em cima de vocês. Se quiser, também pode deixar o pequeno sentadinho na banheira e brincar com a mangueira, pois com certeza também será muito divertido para ele.

Bolhas de sabão

As bolhas de sabão encantam a todos e com seu bebê isso não vai ser diferente. Você pode comprar um potinho pronto ou fazer a misturinha em casa. Basta colocar em um recipiente água e detergente e misturar. Agora, pegue um canudo para fazer as bolhas e veja seu pequeno se encantar com elas. Inclusive, isso também pode ser feito enquanto ele fica na banheira.

Pintura com gelo

A pintura com gelo é uma ótima maneira de contribuir com o desenvolvimento dos bebês, visto que estimula o sensorial, além da capacidade motora. Para isso, misture água e corante e coloque nas forminhas de gelo de um dia para o outro. Depois, coloque-os em uma bacia e separe uma cartolina para o bebê. Agora é só deixar que ele coloque sua criatividade para funcionar e crie seus desenhos.

Viagem para a praia

Por fim, se você tem tempo e dinheiro, uma boa pedida para curtir o calor com os bebês é levar o pequeno para a praia. Como certeza a experiência de conhecer o mar será incrível, podendo ainda aproveitar para brincar na areia e curtir com a família. Mas, lembre-se de não sair nos horários de pico do sol, além de passar bastante protetor solar nas crianças.

Dicas para manter o bebê fresquinho no verão

  • Se você amamenta, é melhor amamentar o pequeno mais vezes e em livre demanda;
  • Se não amamenta, tenha sempre muita água junto de você, lembrando que o bebê pode facilmente desidratar;
  • Dê banhos rápidos nos bebês quando perceber que eles estão irritados e suados. Isso pode ser feito várias vezes ao dia, podendo usar somente água;
  • Prefira sempre usar roupas leves e fresquinhas nos bebês, principalmente feitas de algodão ou tecidos naturais;
  • Cuidado com o excesso de roupas, pois ainda que seja recém-nascido, o bebê também sente calor;
  • Cuidado com lugares com ar-condicionado e ventilador, deixando a temperatura sempre entre 22˚ e 24˚;
  • Umidificador de ar também pode ajudar bastante no bem-estar do bebê, mas nunca pode ficar diretamente sobre ele;
  • Bebês menores de seis meses não podem receber protetor solar e, por isso, não devem ser expostos ao sol;
  • Molhe uma fralda de pano e passe sobre a pele do bebê levemente para refrescá-lo quando não puder dar banho.

Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que você e seu pequeno poderão aproveitar muito melhor os dias de calor, com diversão, bem-estar e qualidade de vida.

Últimos Posts

Quem leu também gostou

Brinquedos para autismo adaptados para uso terapêutico

Como reduzir estímulos visuais no quarto infantil para autismo?

Como preparar um quarto ideal para crianças com autismo?