Tipos de tecidos antialérgicos para bebês
É do conhecimento de todo mundo que os bebês possuem uma pele muito sensível, assim, qualquer coisa pode causar alergia nos pequenos, coceiras e irritações, por isso é importante ter o máximo de cuidado possível.
Existem diversos tipos de tecidos que são próprios para roupas de bebê, para lidar com essa situação, para evitar que o bebê sofra, existem diversos tipos de tecidos antialérgicos que darão à criança o conforto que ela precisa.
Quer saber quais são esses tipos de tecidos e como eles podem ajudar o seu bebê a ficar livre de alergias e irritações? Continue lendo este post.
Tecido de algodão 100%
Uma curiosidade sobre tecidos é que aqueles que são de origem 100% natural são antialérgicos, embora o tecido passe por uma industrialização não são adicionados componentes químicos que geram alergia.
O tecido de algodão 100% é natural, portanto, não causa alergias no bebê. Além disso, eles também são fáceis de higienizar, evitando a presença de ácaros.
O algodão 100% também é ideal para o bebê pois ele é super confortável e permite que a criança se movimente muito livremente, a pele do bebê também pode respirar com esse tipo de tecido, evitando irritações em sua pele.
Tecido cotton
Esse tipo de tecido já possui um componente sintético, o elastano ou lycra, embora seja em menor quantidade que o algodão, o elastano já muda muito a composição do tecido e confere maior elasticidade para o tecido.
É um material muito procurado e desejado pois é muito mais durável que o algodão 100% e também não causa alergias no bebê, por isso muitos optam por esse tecido que mistura fibras naturais com as sintéticas.
Tecido viscose
A viscose também é um tecido semi sintético, ele é fabricado a partir da celulose, um dos componentes da parede celular das plantas, a matéria-prima é cavacos de madeira de árvores pouco resinosas ou línter da semente do algodão.
É um tecido leve, muito confortável e bem requisitado no verão, pois dá uma sensação de frescor quando colocado, ótimo para caimentos, ideal para vestido de bebê, por exemplo. Como já falado, os tecidos naturais não causam alergia, por isso são indicados para os bebês.
A viscose também oferece um conforto muito bom, ideal para os bebês que se mexem muito e precisam da adaptação do tecido nessas horas.
Tecido plush
O tecido plush é um tecido sintético, sua fibra é desenvolvida a partir de plástico, o famoso poliéster, que quando misturado a outros tipos de tecidos possuem propriedades únicas, nesse caso é misturado ao algodão, cerca de 80%.
O plush é um tecido macio, confortável e ideal para o frio, sua textura lembra veludo e muitas roupas de inverno são feitas desse tecido, ou até forradas com ele. É ótimo para os bebês pois mantém a mobilidade e ainda é um tecido quentinho.
É possível notar que a maioria dos tecidos possuem pelo menos uma porcentagem de algodão, o que é ideal para o bebê, já que o algodão é um tecido natural, que pode ser higienizado facilmente.
Bebês, principalmente recém nascidos necessitam de cuidados especiais com a pele, com o desenvolvimento da criança a pele passa a ficar mais resistente a esses tipos de coisa, mas nos primeiros meses é muito fácil que a pele do bebê se irrite.
Isso porque qualquer tipo de atrito pode causar irritações, ao colocar a roupinha neles, é preciso se certificar de que é um tecido macio que não irá causar atrito na pele do neném, assim você evita que a pele fique toda vermelha, irritada, com bolinhas e até com lesões.
Por isso, o tecido não apenas precisa conter a etiqueta de antialérgico, o que está muito relacionado com os processos químicos, produtos usados na pigmentação da fibra e muitos outros, o que é muito importante para não gerar alergias.
Mas outra coisa que é preciso ficar atento, é a textura que o tecido possui, pois um tecido que fere a pele do bebê também irá causar alergias, irritações e muitos outros problemas. Além disso, esses micro cortes que podem acontecer por causa do tecido podem ser a porta de entrada para doenças.
Por isso é tão importante combinar esses fatores, afinal é importante adquirir para o seu bebê um produto hipoalergênico e que evite esse atrito com a pele.
Agora que você já sabe tudo sobre os melhores tecidos para usar no seu bebê é só passar a ficar atento(a) para comprar somente os que irão fazer bem para ele.
É normal que as crianças se mexam muito, por isso é importante que além de bonita, a roupinha também seja confortável e que permita a respiração da pele, para evitar alguns importunos como irritações e alergias.
Por isso é tão importante prestar atenção se o tecido realmente é apropriado para o bebê.
Educamente. Sua loja de brinquedos educativos na internet!