Como trabalhar com crianças portadoras de necessidades especiais

Como trabalhar com crianças portadoras de necessidades especiais

Muito se fala em educação inclusiva, que reconhece e valoriza as diferenças, democrática, mais justa e sem preconceitos, mas, colocá-la em prática não está sendo uma tarefa assim tão fácil, com escolas ainda despreparadas e professores sem a devida formação para lidar com diferentes limitações.

Infelizmente, para o nosso país, o movimento em direção à educação inclusiva anda em passos muito lentos, embora, pelo menos, já demonstre um avanço nesse sentido.

Vale lembrar que, até então, crianças com necessidades educacionais especiais só tinham como opção aquelas instituições exclusivas, às afastando da vivência social, impedindo, inclusive, até que outras crianças convivessem com a diversidade.

Como um espaço democrático que precisa ser, a Escola deve estar aberta e preparada para receber todos os alunos.

Segundo o artigo 208 da Constituição brasileira, basicamente, é dever do Estado garantir atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

Ou seja, toda criança, ou adolescente, tem o direito de cursar a educação básica em instituições comuns. E mais, a escola também deve elaborar estratégias e atividades levando em conta as necessidades específicas do aprendiz.

Enfim, a inclusão na Educação Infantil é muito importante para a criança poder se adaptar ao ambiente escolar e poder dar sequência aos seus estudos no Ensino Fundamental sem maiores dificuldades. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que tanto gestores, como educadores e toda a equipe pedagógica estejam engajados e preparados para oferecer todo o suporte e atenção que as crianças precisam.

Mas, como se capacitar para trabalhar com crianças especiais?

É exatamente isso que veremos agora.

O que é preciso para trabalhar com Educação Inclusiva?

Para trabalhar com educação inclusivana prática, é preciso que a escola ofereça treinamento especializado, visto que os profissionais não saem preparados para lidar com diferenças, e enquanto isso não for mudado na formação dos professores, eles precisam recorrer a esses cursos específicos ou treinamentos voltados para atender a inclusão.

É fundamental, também, que a equipe pedagógica faça um planejamento das atividades que serão significativas para os alunos e que ajudem a promover a integração, certamente, considerando o ritmo de cada aluno e as suas peculiaridades.

O que é preciso considerar é que o professor de educação especial, além de ser responsável por suas atividades do dia a dia, como preparação de plano de aula, elaboração de atividades e provas, que não é pouco, ainda precisa analisar cada caso, para descobrir as competências e limitações de seus alunos em sala de aula, o que não é nada simples. 

São inúmeras as dificuldades que um professor de educação inclusiva passa, por isso, é fundamental que esteja preparado para lidar com muitos desafios, desde encontrar estratégias para incluir e envolver essas crianças, até o tempo muito corrido para lidar com muitas diferenças e conseguir achar um meio termo que não prejudique os alunos mais adiantados, enfim, muitos percalços.

Por isso, trabalhar com crianças portadoras de necessidades especiais exige que o professor:

  • Mantenha sempre a calma
  • Esteja preparado para lidar com imprevistos
  • Seja flexível
  • Planeje aulas divertidas
  • Trabalhe o respeito em sala de aula
  • Foque nas competências e não nas limitações de seus alunos ( lembrando que muitas crianças com necessidades especiais tem uma inteligência acima da média, cabe ao professor saber para qual área esse aluno pode se destacar mais e trabalhar para que essa competência seja aprimorada).

Como se preparar para trabalhar com educação inclusiva

Atualmente, muitas escolas promovem treinamentos para que seu corpo docente esteja preparado para lidar com crianças especiais, porém, existem cursos específicos para formar profissionais para que os mesmos saiam já capacitados para assumirem turmas com características diversas.

Mas, felizmente, hoje também podemos contar com uma infinidade de cursos online, os quais oferecem treinamento para profissionais que querem trabalhar com educação inclusiva.

São muitas opções de cursos, muitos gratuitos e ainda com direito a certificado ao final, onde o aluno terá acesso à condutas especiais, práticas de ensino pedagógicas voltadas aos alunos portadores de deficiências, artigos científicos, exemplos de exercícios, brincadeiras e jogos a serem desenvolvidos, recursos pedagógicos que podem auxiliá-los na aprendizagem, e etc.

E é isso, felizmente, já se sabe a importância de transformar a escola em um espaço inclusivo, possibilitando que todos tenham a oportunidade de desenvolver suas capacidades e crescer aprendendo valores de respeito ao outro e às diferenças.

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4 Comentários

  1. Um aprendizado muito bacana

  2. Hoje devemos pensar também no professor, pois muitas vezes este professor não está preparado para receber estes alunos. Pedagoga 🙋🏻💕

  3. Gostei do conteúdo bem claro de em tender
    Eu quero mesmo é na prática já que sou professora de Educação Especial na creche com bebês. O que devo observar para eu saber relatar para o professor da sala regular.

  4. Sou cuidadora e me deparei com três tipos de crianças de vários artigos mais tô gostando da experiência e quero estudar mais para conhecer mais dessas crianças cariosa só que me sinto curiosa mais será que consigo na idade que tô com 58 anos

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