Por que os animais são importantes na infância?
Os animais de estimação estão presentes no dia a dia de muitas pessoas, sempre retribuindo com amor e carinho. Contudo, quando falamos de crianças, eles podem promover diversos benefícios ao seu desenvolvimento, ensinando, divertindo e sendo ótimos companheiros ao longo da vida. Da mesma forma que os brinquedos educativos, animais de estimação oferecem estímulos e ensinamentos importantes, promovendo desenvolvimento emocional, cognitivo, social, físico, etc.
Obviamente, eles devem ser adotados com muita responsabilidade pelos adultos, entendendo que não são brinquedos, mas sim seres que merecem atenção, carinho, respeito e cuidados. Portanto, se você já sabe disso e quer entender mais sobre como os animais de estimação contribuem para o desenvolvimento das crianças, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim.
1. Promovem senso de responsabilidade
Ter um animal de estimação em casa é a melhor forma de ensinar às crianças sobre responsabilidade. Afinal, podem checar juntos se os bichinhos têm água e comida, criando o primeiro contato para elas do que realmente são obrigações e responsabilidades. Além disso, eles aprendem sobre empatia e compaixão ao cuidar dos animais, visto que a saúde e bem-estar depende diretamente de seus cuidados. Com isso, você ensina também sobre hábitos alimentares saudáveis em horários regrados e seus benefícios.
2. Fortalecem os laços
Um dos principais benefícios em ter animais de estimação é o fortalecimento dos laços familiares. Afinal, um animal é, em boa parte das vezes, o foco das atividades que a família faz em conjunto, como levar o cão para passear, brincando com o gatinho ou até mesmo na hora de alimentá-los. Inclusive, apenas assistir os animais junto com a família, como o cachorro perseguindo o próprio rabo ou o gato que tenta pegar insetos, já é um momento divertido e que fortalece os laços entre familiares.
3. Companhia
Por mais que a infância seja um período muito divertido, nem sempre é fácil. Nesse sentido, o animal de estimação é uma companhia constante para enfrentar os altos e baixos, podendo até mesmo ensinar muitas coisas para os pequenos. Além disso, são uma grande fonte de conforto em momentos difíceis, como algum período escolar com poucos amigos, por exemplo.
Portanto, sempre que se sentirem tristes, deixadas de lado, com raiva ou medo, elas podem recorrer ao bichinho de estimação. Inclusive, brincar, acariciar e dedicar parte do tempo aos animais ajuda a reduzir os níveis de estresse.
4. Ajudam na saúde
Ao contrário do que muitos podem pensar, ter um animal de estimação ajuda no combate de diversas doenças e até mesmo algumas alergias. Além disso, contribuem para o bem-estar mental das crianças, deixando-as felizes e se divertindo. Como consequência, elas têm o sistema imune fortalecido. Um exemplo é quando a criança brinca com um cão ou gato e o animal a lambe, transferindo bactérias e a expondo a antígenos, o que fortalece o sistema imunológico.
Diversos estudos mostram que as crianças desenvolvem resistências que as protegem de alergias no futuro, sendo que muitas desenvolvem esse tipo de problema justamente pela falta de contato com animais.
5. Deixam as crianças mais ativas
Cuidar de um animalzinho também incentiva um estilo de vida mais ativo, principalmente quem tem cães. Inclusive, crianças com cachorros realizam mais atividades ao longo do dia quando comparadas com outras sem animais. Afinal, muitos deles exigem caminhadas diárias e brincadeiras, promovendo não apenas diversão, mas também um bom gasto calórico e fortalecimento do sistema cardiovascular.
6. Menos ansiedade
Pesquisas comprovam que o elo formado entre crianças e animais ajuda a reduzir a ansiedade. Segundo alguns estudos, quando estão passando por momentos difíceis na família ou escola, elas enfrentam o problema de forma mais tranquila quando têm um animal. Afinal, como falamos, desenvolvem a sociabilidade e o lado emocional, entendendo melhor sobre diferenças e as formas de se relacionar.
7. Membro da família
Por fim, mas não menos importante, o animal de estimação se torna parte da família, como se fosse um ente querido. Isso ajuda no desenvolvimento emocional de todos os membros, não apenas das crianças. Além disso, como falamos, ajuda a fortalecer os laços entre os familiares, seja brincando com o animal, levando-o para passear ou simplesmente observando o dia a dia do bichinho.
Contudo, é importante deixar claro que ter um animalzinho não é a solução para todos os problemas físicos e mentais. Nesse sentido, para que realmente traga benefícios a todos, é importante que seja desejado e considerado um familiar por todos. Caso contrário, ele passa a ser o motivo de discórdias e discussões.
Então, como você viu, os animais promovem muitos benefícios na infância, tornando as crianças mais saudáveis, responsáveis, desenvolvendo o lado emocional, cognitivo, além de promover mais saúde física e mental. Mas, novamente, devemos lembrar que bichinhos são seres vivos que precisam de cuidados, atenção, espaço adequado e responsabilidade. Portanto, se não pode se dedicar a eles, é melhor esperar para poder oferecer o melhor no futuro.