Como funciona o sono do bebê

Como funciona o sono do bebê?

É fato que os adultos precisam de um sono reparador para conseguirem cumprir as tarefas do dia a dia e manter a saúde em dia. No entanto, quando falamos de bebês, ele é ainda mais importante, contribuindo com seu desenvolvimento, saúde, além de qualidade de vida, é claro. Inclusive, os hábitos criados desde cedo irão impactar seu futuro como um todo. Da mesma forma que os brinquedos educativos, uma noite bem dormida oferece diversos benefícios para os pequenos. Sendo assim, é importante entender como funciona o sono dos bebês e garantir as melhores técnicas para ajudá-lo. Então, continue acompanhando o post de hoje até o fim e entenda melhor sobre o assunto.

O sono das crianças não é constante

É importante entender que os bebês tem um sono polifásico, ou seja, mais curto que o dos adultos. Como consequência, é comum que passem o dia e a noite acordando. Inclusive, da mesma forma que nós, cada pequeno tem seu ritmo: alguns dormem mais e outros menos. Além disso, não é possível dar uma certeza de quando a criança irá começar a ter ciclos mais longos ou vai aprender a voltar a dormir após despertar sozinho. E, mesmo que durma bem, alguns acontecimentos podem alterar seu sono.  

Portanto, os padrões de sono dos pequenos são diferentes, pois ainda não desenvolveram por completo o ritmo circadiano, não seguindo o ciclo natural de dia e de noite.

Como funciona o sono do bebê?

Para entender como o sono do bebê funciona, devemos falar primeiro sobre os adultos. Quando adormecemos, passamos por diferentes estágios, incluindo ciclos de sono profundo (ondas lentas) e o sono REM (movimento rápido dos olhos). Esse último é conhecido por sua associação com o sonho, com um padrão de atividade cerebral parecido com a do cérebro de vigília. Já durante o sono profundo, as pessoas se tornam menos propensas a despertar. Portanto, em um adulto o ciclo de sono é único, começando com o estágio 1 do sono e terminando com o sono Rem, que leva aproximadamente 90 a 100 minutos. Ao final do ciclo, ele irá despertar ou passar para uma fase anterior de sono e repetir o ciclo.

Por outro lado, o padrão de sono do bebê é mais simples, havendo somente dois estados de sono: o ativo e o tranquilo. Além disso, os ciclos são mais curtos, durando entre 50 a 60 minutos nos primeiros nove meses.

O sono ativo do bebê é o REM, despertando com maior facilidade. Eles apresentam movimento rápido dos olhos e a respiração é rápida e irregular, podendo ter movimentos corporais e vocalizações. Os recém-nascidos passam 50% do tempo de sono em REM, sendo que até os 3 anos, essa proporção é de 30%.

Já o sono tranquilo, como o próprio nome sugere, é caracterizado por ondas mais lentas, respiração rítmica, pouco movimento e sem nenhum movimento dos olhos. Aqui, eles entram no sono mais profundo e difícil de serem acordados. Esse é o fim do ciclo do sono do bebê, se repetindo várias vezes ao longo da noite e, por isso, pode despertar várias vezes, ainda que seja um despertar mais leve.

Conforme eles crescem, o sono tranquilo se divide em outros estágios de sono não-REM, tornando-se mais longos. Isso acontece de forma gradual e até atingirem a fase escolar, os ciclos não chegam a 100 minutos.

Janela do sono

A janela do sono compreende os momentos de vigília entre os diversos períodos de sono que o pequeno apresenta em 24 horas. Ela se modifica com a idade, sendo que com o tempo aumenta em duração e concentra os episódios durante o período claro do dia. Contudo, existem alguns fatores que podem afetar a janela do sono, principalmente nos primeiros meses de vida, como aumento da capacidade de reter energia durante as mamadas e conseguir ficar mais tempo sem comer à noite, desenvolvimento do ritmo circadiano, etc.

Mas, devemos lembrar ainda que fatores familiares e ambientais também podem interferir, como:

  • Temperamento dos pequenos;
  • Humor dos pais;
  • Interação de pais e filhos;
  • Exposição às telas;
  • Hábitos culturais e étnicos;
  • Geografia (clima tropical, temperado ou polar);
  • Ambiente familiar.

Dicas para ajudar o sono do bebê

Para que o sono e a janela de sono do bebê realmente contribuam para seu desenvolvimento, é importante seguir algumas práticas, como:

  • Exposição à luz daa manhã;
  • Redução da exposição à luz artificial ao anoitecer, principalmente telas;
  • Rotina regrada de alimentação, lazer, sono noturno e sonecas durante todos os dias, não somente durante a semana;
  • Prática de atividades relaxantes de interação com os pais;
  • Rotina de sono;
  • Ambiente propício;
  • Incentivo para que o pequeno adormeça sozinho.

Então, agora que você entende melhor sobre como funciona o sono do bebê e como ele pode contribuir para seu desenvolvimento, é importante criar uma rotina adequada para que o pequeno tenha um ciclo saudável e adequado.

Quer receber mais conteúdos e promoções exclusivas?

Cadastre-se e receba promoções especiais.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.